segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Caravana da Beleza Negra na quadra da Escola de Samba 100% Negro

No sábado,10/08,aconteceu na quadra inacabada da Escola de Samba 100% Negro, mais um evento da Caravana da Beleza Negra.

O evento mensal que já se tornou tradicional na comunidade negra matonense, teve a participação de mais de 80 pessoas.

Com este trabalho de formiguinha, o Cucão, o Cláudio e toda a equipe já fizeram muitas cabeças na cidade de Matão dentro da Caravana da Beleza Negra.



Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com.br

Dupla de Matão classificada para final da 30ª Violeira “Rose Abrão”

A dupla matonense Pedro Henrique e Doni Silva se classificou na sexta, 09/08, em Guaíra, com a música “Vida de Pirangueiro” para a grande final da 30ª Violeira “Rose Abraão”, que acontecerá na próxima quarta-feira, 14/08, em Barretos e dará R$15 mil em prêmios.
A música da dupla matonense, que também representa a Associação Amigos da Viola  se classificou entre as quatro melhores, garantido participação na final.
Da eliminatória de Guaíra participaram violeiros de São Paulo e Minas Gerais.
Trata-se do mais antigo e importante festival de música raiz que se tem notícia. A Violeira é conhecida em todo Brasil por manter em sua essência a tradição e a cultura caipira, além de revelar novos talentos da música raiz.
Entre os importantes nomes que já passaram pelo festival estão: Rio Negro & Solimões, Zé Henrique & Gabriel, Durval & Davi, Zé do Cedro & João do Pinho, Gedeão da Viola, Edmauro e Edivaldo (Violeiros da Amazônia), Itamaracá, entre outros. 
Fase classificatória passou por Americana, Araçatuba e Guaíra; realização é da AGCIP e Os Independentes, através da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
HomenagemA grande homenagem da Violeira será para Wilson Garcia, o "Bezerrão", organizador de 27 das 29 edições do festival caipira, que nos deixou no ano passado.





quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Benção aos cavaleiros e missa sertaneja no Turvo

No domingo, 04/08, aconteceu no Distrito de São Lourenço do Turvo, a primeira Missa Sertaneja, seguida da benção aos cavaleiros onde participaram cavaleiros e amazonas de várias cidades e distritos da região.
A Benção aos Cavaleiros fez parte dos festejos da grandiosa festa em louvor ao Padroeiro “São Lourenço Mártir”. A missa Sertaneja deixou todos os presentes na missa dominical emocionadíssimos.
Os integrantes da Comitiva Os Viajantes, que viajaram uma semana em busca da Santa, no lombo de burros, mulas e cavalos, através da Serra da Mantiqueira, até chegar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, adentraram com a imagem da Santa antes do início da missa.
Neste momento, na igreja que estava superlotada todos se emocionaram e fizeram seus pedidos.
Logo após a missa uma cavalgada percorreu ruas e avenidas do Distrito de São Lourenço do Turvo até a benção, com a imagem da santa realizada pelo padre João Batista.
Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará