domingo, 21 de julho de 2013

Finalistas da Taça Kito Pereira foram conhecidos no sábado


Confrontos entre SE Pereira x 100% Negro e Ibec x Marchesan terminaram empatados.
Assim sendo, Ibec e SE Pereira farão mais uma final da Taça Kito Pereira.
No Estádio Juvenal dos Santos, na Vila Pereira, SE Pereira e 100% Negro empataram em 2 a 2.
O 100% Negro, que saiu na frente e perdeu um gol no início do primeiro tempo, cedeu o empate e logo em seguida tomou o segundo gol em uma bobeira total da defesa. Quando empatou não havia mais tempo de reação.
Alguns torcedores mais exaltados da equipe da Vila Buscardi jogaram objetos no gramado e tentaram agredir um dos dirigentes que assistia ao jogo no barranco.
Na outra partida, que aconteceu no Estádio Domingos Schiavetto, na fazenda Josefina, Ibec e Marchesan empataram sem abertura do placar.
Mais uma vez Ibec e SE Pereira farão a final da Taça Kito Pereira, versão 2013.
O Campeonato Municipal de Futebol Veterano (Taça Kito Pereira) está chegando ao seu final depois de quase três meses de competição.
Os dois primeiros colocados na fase de classificação, IBEC e SE Pereira,  jogaram com a vantagem do empate.







Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com.br

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Encontrei uma nova plantação de Girassol em Matão

Quem passar pela Vicinal Carl Fischer, próximo do trevo da rodovia W. Luiz, com certeza observará esta maravilhosa plantação de Girassol.
Em 2011 outra plantação existente em Matão virou atração turística nos finais de semana. Na atual plantação não existe local para apreciação, somente no acostamento, que é muito perigoso pelo fato da via ser de grande movimento, principalmente de grandes caminhões.
Chegando ao local é inevitável a comparação com uma plantação de girassóis que existia na novela Araguaia.
Se você ainda não viu ou não sabia da existência aproveite ainda que não foi colhido e leve sua família ou namorada para uma verdadeira viagem ao mundo dos girassóis.
 Os girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C.. Um fóssil belissimamente preservado de uma flor de 50 milhões de anos atrás, parente ancestral do girassol e da margarida, foi encontrado na Argentina e sugere que essas plantas podem ter florescido pela primeira vez na América do Sul, disseram cientistas.

 "PORQUE O GIRASSOL TEM ESSE NOME?"
 Porque ele acompanha a trajetória do sol do nascente ao poente. 
Como curiosidade: O girassol é um símbolo da páscoa (pouca gente sabe disso). Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É porém muito rico em conteúdo. Assim para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisão estar voltados para o Sol-Cristo. Cristo é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.


Mitos e crendices
O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
 Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.





Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

terça-feira, 9 de julho de 2013

Crônica de Jurupema

A celebração da natividade de São João Batista ocorrida no último dia 24 de junho me levou à capela dedicada ao Santo para participar da missa em seu louvor.
A capela, localizada no distrito de Jurupema e vinculada à Paróquia de Santa Luzia, por si só representa um convite perfeito à meditação e à oração.
Ao chegar as Jurupema por volta das 19 horas, encontrei o largo da capela praticamente vazio. Isto me ajudou ainda mais a refletir sobre os mistérios que envolvem o Batista, uma vez que também ele e Jesus Cristo buscaram no deserto o refúgio para se fortalecerem na missão.
A João Batista coube a tarefa de anunciar o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, de pregar a conversão de vida e o batismo para purificação e salvação.
Este homem, que no ventre materno exultou pela vinda do salvador, aparece como o precursor do Cristo ao reafirmar não ser ele o Messias e nem de ser digno de desatar as sandálias do salvador.
Primos legítimos, João Batista e Jesus Cristo foram sinais visíveis da ação de Deus junto aos homens, transpondo as barreiras que apenas o divino pode explicar.
João, concebido na velhice de Isabel e Zacarias, e Jesus, nascido pela ação do Espírito Santo junto à Virgem Maria, que estava prometida em casamento a José.
Todos estes mistérios me permitiram, ao adentrar à capela, contemplar principalmente a sua imponente cúpula que, em forma de círculo, simboliza a perfeita integração humana e divina que João Batista soube tão bem cumprir em sua vida terrena.
Os belíssimos andores que iriam ser conduzidos durante a procissão me levaram a reviver as procissões de minha infância marcadas pela solenidade do silêncio da oração e da presença da banda musical na execução dos hinos religiosos tradicionais.
Assim observei que Jurupema manteve a tradição da religiosidade popular brasileira que coloca à frente o andor de São Benedito para abrir a procissão, seguido pelo andor do padroeiro pois, segundo a tradição, se ele não sair à frente da procissão, ocorre uma forte chuva que impede a realização da festa.
Após o levantamento do mastro e a fogueira acesa, a comunidade se reuniu no salão de festas para uma singela confraternização.
Voltei de Jurupema mais fortalecido ao rever amigos e parentes e principalmente meditar sobre a força daquele que fez de sua língua uma espada afiada que ainda continua a nos conclamar com sua voz clamando no deserto: preparai os caminhos do Senhor!

* Paulo César Cedran é Mestre em Sociologia, Doutor em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara, Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino – Região de Taquaritinga, Docente do Centro Universitário Moura Lacerda de Jaboticabal e da Uniesp de Taquaritinga. 

domingo, 7 de julho de 2013

Taça kito Pereira:Última rodada da fase de classificação

No sábado (06/07) foram conhecidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol Veterano, a Taça Kito Pereira 2013. 
No confronto entre Ibec e Auto Elétrica Zito, quem levou a melhor foi o Ibec que venceu por 3 a 0, jogando no Estádio Genésio Gandin, na Vila Guarani.
No primeiro tempo ainda houve um equilíbrio entre as equipes. Na segunda etapa prevaleceu o melhor conjunto do Ibec.
Mais uma vez a equipe do Auto Elétrica Zito morre na praia e o Ibec segue firme rumo ao título.
O campeonato é realizado pela Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e homenageia o esportista matonense Kito Pereira. As dez equipes participantes jogam entre si, em turno único, classificando-se os quatro melhores para a Semifinal.





Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com.br