domingo, 23 de junho de 2013

Movimento pela retirada do Lixão do Bairro Maria Cândida

Nós, moradores dos bairros Maria Cândida, Vila Pereira, e Santa Rosa, além de demais pessoas sensíveis à causa ecológica e ao sofrimento humano solicitamos sua adesão a este movimento pacífico e popular pela retirada do Lixão localizado entre a via José Gonçalves (antiga Estrada do Rumo) e a rua Benedito Aleixo do Nascimento, no Bairro Maria Cândida. Em seu lugar deve permanecer uma área verde para benefício e lazer da população matonense. Quanto ao Lixão, deve ser transferido para local apropriado fora da área urbana, sem prejuízo das pessoas que precisem descartar materiais, entulhos e galhos de poda, que se adaptarão à nova opção oferecida pelo Poder Público.
            O Lixão encontra-se ao lado de uma Creche e de uma Escola Municipal de Educação Infantil, e também a poucos metros de diversas nascentes e área de preservação ambiental. Não podemos aceitar que um terreno urbano seja transformado em local onde são jogados animais mortos, lixo de toda a espécie imaginável, entulho, lâmpadas fluorescentes queimadas, produtos químicos desconhecidos, óleo automotivo, remédios, pneus, cacos de televisões, garrafas e computadores. No quesito animais peçonhentos a variedade é grande: na seca, são baratas, moscas, aranhas, ratos, cobras ou escorpiões, pernilongos da dengue, e quando chove, de noite, temos a procissão de centenas de caramujos africanos (transmissores de inúmeras doenças, entre elas a meningite), que proliferam, deixando rastros melados pelo asfalto e sendo esmagados pelos pneus dos automóveis.
            Não podemos esperar que morra alguma criança, mulher grávida ou idoso, ou que se agrave o quadro de saúde de alguém já debilitado e convalescente, consequência de fumaça tóxica inalada, como o que ocorreu no incêndio que foi ateado sexta-feira, 14/06, no início da tarde, quando arderam pneus, sofá, cadeiras e colchão de casal, além de muita madeira, plástico e galhos secos, e que só foi debelado no sábado (dia 15), após muita luta, insistência e união dos moradores próximos. Queremos uma Matão Mais Limpa, não podemos deixar que nossa cidade se transforme num imenso lixão a céu aberto. Pelo futuro de nossos filhos, pelo sono tranquilo de crianças e idosos, pela disposição para acordar, estudar, cozinhar e batalhar com alegria para o sustento da família, solicitamos sua consciência e colaboração!


Visite nossa página no Facebook: Por Uma Matão Mais Limpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário