domingo, 29 de abril de 2012

+ árvores para o planeta

No domingo,29/04,o Grupo Matão + Verde, realizou nas nascentes do Córrego Las Palmas, no Residencial Nova Cidade o 77º Plantio do Projeto “Uma Nova Vida, Matão + Verde”, em homenagem às 98 crianças registradas no mês de Março de 2012 na cidade de Matão.

Vale lembrar  que o Grupo Matão + Verde é um Amplo Movimento Social aberto a todos os Apaixonados pela Vida. Participe!

Participam do Grupo os seguintes parceiros:

*Grupo Escoteiro de Matão
*Lions Clube de Matão
*Rotary Clube de Matão
*Centro de Treinamento Senai “Oscar Lúcio Baldan”
*Programa Ação Jovem / Prefeitura de Matão / Governo de São Paulo
* Grupo de Voluntários Amigos da Mulekada
*Conselho Tutelar de Matão
*APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Matão
*Escola Cem
*Comunidade Evangélica Cristo Vive
*Projeto Pescar – Grupo Fischer
*Estudantes de Serviços Sociais – COC – MATÃO
*Interact Club de Matão
*Cat Sesi Prof. Azor Silveira Leite com o Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida”
*Igreja Presbiteriana de Matão
*O Boêmio – Cultura popular independente e evolucionária!
*Projeto Paz
*Projeto Luz / Doação / Transplante de Córneas
*Prefeitura Municipal de Matão / Departamento de Meio Ambiente
*Projeto “Quero ver o meu rio limpo”
*Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani com os Projetos “SOS Cidadania” e ”Crescer – Educação e Trabalho”
*Prodama – Projeto “Dança Matão”
*Paróquia Nossa Senhora Aparecida
*Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais de Matão e São Lourenço do Turvo
*Promotoria de Justiça: Infância e Juventude / Habitação e Urbanismo
*Rede de Atuação Protetiva de Direitos Sociais - Núcleo I - Ribeirão Preto
*Prestadores de Serviços Comunitários
*Familiares dos recém-nascidos
*Moradores e Simpatizantes do Projeto
*Imprensa em geral, todas as formas de mídia. 
*Infra estrutura e doação de mudas: Prefeitura Municipal de Matão.

Antonio Carlos Bandeli
(Membro do Grupo Matão + Verde)
Fones: 3384-8504 e 8111-5395 ou mataomaisverde@process.com.br


Dia do Ferroviário

Para comemorar o Dia do Ferroviário indicamos o livro: Viajando pela Estrada de Ferro Araraquara, de autoria do Jarbas Miguel Tortorello, que fará o lançamento na Estação da 15, em Matão.
Das mais de 100 imagens publicadas algumas são de minha autoria e outras do acervo da minha família.
O livro é uma aula de história sobre a Estrada de Ferro Araraquara, que contribuiu para o desenvolvimento de Matão e todo o Estado de São Paulo.

Os ferroviários com suas qualificações, dedicação ao serviço e, em alguns casos muita elegância serviram de modelo para muitas pessoas que hoje estão comandando grandes grupos empresariais na cidade e região.
Dentro das composições é que se notava a elegância e a excelente prestação de serviços dos ferroviários.
Aqui em Matão devemos lembrar com carinho dos antigos ferroviários como o senhor Rigueiro, do senhor Jarbas Tortorello, dos saudosos Batuta, Aleixo, Castilha, Osmar e muitos outros que trabalharam como ferroviários.Pelas mãos desses Ferroviários e muitos outros passou o progresso de Matão e região.
O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de Abril desde 1854, data em que foi inaugurada a primeira ferrovia brasileira, que ligava a Baía de Guanabara a Serra de Petrópolis.
Quem construiu foi Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
A data celebra até hoje o Dia do Ferroviário.

Estações
A estação ferroviária de Araraquara foi o marco zero para a expansão da Estrada de Ferro Araraquarense rumo ao Sertão.
O ramal extinto que ligava o bairro de Silvânia até a cidade de Tabatinga, passando pelas estações de Toriba, Teixeira Leite, Ueparoba e muitas outras de saudosa lembrança foi outro fator importante de transformação da região.
Nos anos 60 o ramal foi extinto deixando somente na lembrança o apito da Maria Fumaça e histórias contadas por antigos ferroviários.
No bairro de Silvânia, onde o ramal se iniciava existe o prédio onde funcionava a antiga estação, hoje ocupado por moradores locais.
No bairro de Toriba, onde ficava uma das estações mais movimentadas do ramal nenhum prédio sobrou; assim como as estações de Ueparoba e Teixeira Leite.
Em Matão aos poucos o prédio da antiga estação,local onde trabalharam ilustres ferroviários e, que recebeu recentemente uma pequena reforma está sendo destruído pela ação do tempo e de vândalos.
O prédio da antiga estação de trem que representou o progresso de Matão e região durante muito tempo, hoje abriga andarilhos, drogados e todo tipo de desocupados.
Do passado glorioso da Estrada de Ferro Araraquarense o que mais deixou saudade foram seus ferroviários em suas mais diversas funções e suas gentilezas.
Das muitas pessoas que tiveram a oportunidade de viajar de trem entre Matão e Araraquara, que era comum até os anos 70, ou em percursos maiores se lembram do bilheteiro e sua paciência, do vendedor de revistas e as novidades da vida dos artistas, do carrinho de lanche e o cheiro inesquecível do sanduiche de Mortadela ou de pão, queijo e presunto, do charme do carro restaurante, do apito do guarda antes da saída do trem e de todo o charme da chegada e da partida.
Os trilhos do progresso e seus ilustres ferroviários chegaram nos dias de hoje ao trem bala e onde ninguém poderia imaginar no início do século passado e final do século 19.
Em algumas cidades como Araraquara existe clubes de antigos ferroviários.

Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

Fábio Pereira e os 155 anos de lançamento do Livro dos Espíritos

Nesta reportagem entrevistamos Fábio Pereira que falou sobre esta importante obra e tudo que ela representa para Comunidade Espírita.
Esta reportagem conta com o patrocínio da Matonense Corretora de Seguros.

O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits) é o primeiro livro sobre a doutrina espírita publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 18 de abril de 1857, sob o pseudônimo Allan Kardec.
 É uma obra básica do espiritismo, e foi lançado por Kardec após seus estudos sobre os fenômenos que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica, e estavam difundidos por toda a Europa durante o século XIX.


Palmeirinha venceu SE Pereira pela Taça Kito Pereira

No sábado, 28/04, aconteceu a 2ª rodada da Taça Kito Pereira, com 5 partidas.

A partida entre Palmeirinha, contra a SE Pereira, vencida pelo Palmeirinha pela contagem de 3 a 1, foi jogada no Estádio Genésio Gandin, na Vila Guarani.

No segundo tempo a SE Pereira teve um gol anulado pelo fato de um jogador estar impedido.

O jogo foi equilibrado e o ataque da SE Pereira não conseguiu furar o bloqueio imposto pela defesa do Palmeirinha que administrou muito bem o resultado e conseguiu uma ótima vitória.
Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Taça Kito Pereira – 2012

Teve início no Sábado, 21, a Taça Kito Pereira, versão 2012 com 5 partidas.
Os jogos classificatórios terminarão no dia 16 de Junho de 2012.
Nossa equipe de reportagem acompanhou a partida entre a S.E.Pereira e Bela Vista F.C., vencida por 4 a 1 pela SE Pereira e Auto Elétrica Zito e Santa Rosa F.C., vencida por 4 a 1 pelo Zito.
Nas outras partidas o Palmeirinha venceu o Internacional pela contagem de 3 a 1, o Silvânia F.C. empatou em 1 a 1 com 0 100% Negro e no jogo dos compadres o Ibec venceu o União Turvense F.C. por 3 a 0.
E como acontece regularmente;muita falação dos jogadores o tempo todo reclamando do Juiz e auxiliares.

Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

Vende-se uma padaria no Senhor Bom Jesus

Para quem deseja comprar uma padaria em ótima localização no bairro Senhor Bom Jesus é só procurar o Edmilson pelos fones: 163382-7500 e pelo celular: 81793590.

A Panificadora Império Paulista, que fica na Rua Odilon Augusto, 939, no Bom Jesus possui para venda um maquinário completo de padaria, ótima clientela e, aceita-se um automóvel na troca.

O ponto será vendido com tudo dentro.

Agora que você já sabe desta grande oportunidade ligue para o Edmilson e faça um ótimo negócio.

155 anos do lançamento do Livro dos Espíritos

Nesta primeira reportagem entrevistamos o Kemy que falou sobre esta importante obra e tudo que ela representa.
Amanhã o entrevistado será Fábio Pereira que continuará falando sobre esta magnífica obra reverenciada pela Comunidade Espírita.
Esta reportagem conta com o patrocínio da Matonense Corretora de Seguros.

O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits) é o primeiro livro sobre a doutrina espírita publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 18 de abril de 1857, sob o pseudônimo Allan Kardec.
 É uma obra básica do espiritismo, e foi lançado por Kardec após seus estudos sobre os fenômenos que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica, e estavam difundidos por toda a Europa durante o século XIX.

Apresenta-se na forma de perguntas e respostas, totalizando 1.018 tópicos. Foi o primeiro de uma série de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema.
As médiuns que serviram a esse trabalho foram inicialmente Caroline e Julie Boudin (respectivamente, 16 e 14 anos à época), às quais mais tarde se juntou Celine Japhet (18 anos à época) no processo de revisão do livro.
Após o primeiro esboço, o método das perguntas e respostas foi submetido a comparação com as comunicações obtidas por outros médiuns franceses, totalizando em "mais de dez", nas palavras de Kardec, o número de médiuns cujos textos psicografados contribuíram para a estruturação de O Livro dos Espíritos, publicado em 18 de Abril de 1857, no Palais Royal, na capital francesa, contendo 501 itens.
Só a partir da segunda edição, lançada em 16 de março de 1860, com ampla revisão de Kardec mediante o contato com grupos espíritas de cerca de 15 países da Europa e das Américas, aparecem as atuais 1018 perguntas e respostas.
Reportagem:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogsopt.com

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Du Peixe esteve nas comemorações do Centenário do Santos FC

Nesta segunda reportagem nós entrevistamos o Du Peixe, torcedor fervoroso santista que esteve nas comemorações do Centenário na Vila Belmiro, no Sábado 14/04.
Em sua residência o senhor Antônio Carlos, mais conhecido como Du Peixe guarda à sete chaves verdadeiras relíquias referentes ao famoso Time da Vila, que teve entre seus atletas simplesmente o Rei Pelé.
A Nação Santista teve seu auge na era Pelé e agora retorna na era Neymar com suas jogadas maravilhosas.
Nos anos 60 e uma parte dos 70 o Santos faturou quase todos os torneios que participou, no Brasil e exterior.Os garotos da época, assim como eu tínhamos verdadeira idolatria pelo Santos e a camisa 10, usada pelo Rei Pelé.
Tempos bons hoje revividos com a equipe comandada por Neymar, Ganso e companhia que estão encantando com o toque refinado e a cabeça no lugar de ambos que está servindo de exemplo para muita criança e adulto.
Para nós santistas comemorar os grandes feitos do Santos nas marginais de Matão já virou rotina pelo fato do Santos estar ganhando quase tudo que participa.
E não devemos esquecer nunca que “Agora quem dá a bola é o Santos e ponto final”.

Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

Patrocinadores:
Sartori Materiais
www.sartorimateriais.com.br
JS Usinagem
e-mail:jsusinagem@process.com.br
Toldos Sol Nascente
toldossolnascente.blogspot.com.br
Luizinho Calçados
www.luizinhocalcados.com.br
Dr. Gerson Lara Ribeiro
Auto Posto Cometa
autoposto_cometa@yahoo.com.br

Lore Auto Peças
loreautopecas@uol.com.br

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Carro bateu no poste

No Sábado, 14/04, no final da tarde um automóvel de marca Scort, dirigido por Maria A. R. bateu violentamente contra um poste existente na Rua Alexandre dos Santos Pires, no Park do Imperador.
Motorista e passageiros foram socorridos e encaminhados até o pronto socorro do Hospital Carlos Fernando Malzoni pelo SAMU e Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros onde foram medicados e ficaram em observação.
A colisão aconteceu depois que a motorista Maria A. R. teve que fazer uma manobra para desviar de outro veículo.

Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

domingo, 15 de abril de 2012

Pássaros invadiram amoreira

Na tarde deste Domingo, 15, vários pássaros, entre eles um saí-andorinha invadiram meu quintal para saborearem deliciosas amoras.
Atualmente o pé está carregado de amoras e pássaros das mais variadas espécies.
Certamente em outras amoreiras, das muitas espalhadas pela cidade a festa entre os pássaros é a mesma.
E você, que esta fazendo para que os pássaros não sejam incomodados?
Saí-andorinha
A sai-andorinha é uma ave
passeriforme da família Thraupidae. Um dos mais belos pássaros de nosso país, o sai-andorinha tem formato do corpo e cabeça peculiares. Bicos curtos, terminando em uma pequena ponta, com uma boca grande e larga.
Características
O macho desta espécie é azul-brilhante com a cara e a garganta negra. A fêmea e o macho juvenil são esverdeados, em tom brilhante nas costas e amarelado nas partes inferiores. Nos dois sexos, há uma série de riscas escuras na plumagem ventral, branca no centro da barriga do macho e amarelada na fêmea.
Possui um forte chamado metálico de contato, sendo muitas vezes escutada antes da primeira visualização.
Fonte:WikiAves Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com.br


Santistas matonenses comemoram o Centenário - parte 1

O Santos FC comemorou seu Centenário no Sábado, 14, com várias atividades no Estádio da Vila Belmiro, em Santos.
Somente o Santos FC para fazer o Rei Pelé voltar aos gramados para disputar uma partida de futebol com antigos companheiros de grandes jornadas mundo afora.
Nos áureos tempos da era Pelé a equipe do Santos FC só não foi jogar na lua com enfatizou o Rei em uma entrevista para televisão.
Ouvir o Santos FC jogando com a narração da partida sendo feita
por Fiori Gigliotti, pela Rádio Bandeirantes, um Walter Abrahão na televisão Tupi, aos Domingos no final da noite e muitos outros excelentes locutores esportivos é algo que transcende qualquer lógica.
Para narrar os gols do Rei Pelé com tanta emoção somente quem entende do assunto.
Neste momento de felicidade e saudade, homenageamos todos os santistas que se foram e em especial o saudoso amigo santista Reinaldo Correia.
Nesta matéria procuro homenagear todos os santistas e, em especial alguns matonenses que mesmo nas horas mais adversas nunca deixaram de reverenciar seu amor pela equipe da Vila mais famosa do mundo.
Bom mesmo é comemorar os títulos do Santos na Avenida Padre Nelson, deixando morrendo de inveja corintianos, palmeirenses e sãopaulinos.
Felizmente através da internet e redes sociais os santistas matonenses, aqui representados por alguns dos seus mais ferrenhos representantes  comemoraram e homenagearam o Centenário do Santos FC.
O escolhido para contar a história de um dos clubes mais famosos do mundo foi o Dr.Gerson Lara Ribeiro.

Patrocinadores:Sartori Materiaiswww.sartorimateriais.com.br

JS Usinagem
e-mail:jsusinagem@process.com.br

Toldos Sol Nascente
toldossolnascente.blogspot.com.br

Luizinho Calçados
http://www.luizinhocalcados.com.br/
Dr. Gerson Lara Ribeiro

Auto Posto Cometa
autoposto_cometa@yahoo.com.br

Lore Auto Peças
loreautopecas@uol.com.br

Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

sábado, 14 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ÁGUA NA EM ADELINO BORDIGNON

Entre os dias 17 e 20 de Abril a EM Adelino Bordignon estará recebendo a exposição fotográfica “Água”, do Repórter Fotográfico Sêrgio Sàbará.

Ao todo são mais de 200 imagens em papel fotográfico e banners dos córregos e rios da cidade e região, pássaros e muito lixo deixado pelo “Povo Porcão” nas ruas, avenidas e estradas vicinais do município de Matão.

A exposição “Água” mostra como os homens estão agindo de maneira errada quando se diz respeito aos cuidados com a natureza.Uma das pessoas preocupada com o descaso contra o meio ambiente é o Vereador Cido Motos que está apoiando esta iniciativa e outras ligadas ao tema Meio Ambiente.

Até quando continuaremos imunes aos abusos cometidos pelos homens contra o meio ambiente?

Durante a semana os alunos da escola estarão visitando a exposição.

Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

PATROCÍNIO: