terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ameaça ao Córrego Toriba Mirim

Nossa equipe de reportagem procurou os proprietários da Fundição Arcênio Panegossi, situada no bairro de Toriba para saber quais providências serão tomadas quanto à poluição do ar e do Córrego Toriba Mirim, que nasce ao lado da indústria.
Fomos informados pelos proprietários que a CETESB lhes deu 180 dias para que os problemas fossem resolvidos.
Enquanto isso o Córrego Toribinha e a população continuam sofrendo; o córrego com o lixo da cobertura que quando chove vai direto para o límpido e cristalino leito e a população com o cheiro forte de alguns dos materiais usados nos processos e a fumaça que pode causar muitas doenças respiratórias.
O Córrego Toriba Mirim deságua no bairro da Boa Vista no poluído Córrego Santa Maria, que nasce no Jardim Paraíso.
Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

Quem passar pelo centro de Matão, mais precisamente na Avenida Toledo Malta, entre Alameda da Saudade e Rua Rui Barbosa poderá observar o mato na calçada.

Belo Cartão Postal da cidade né?

Quando o mato fica grande na calçada quem é o responsável pela limpeza?

Será que passaremos o Natal com ele?

Reportagem e foto:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com


Festival Esportivo “Amigos do IBEC FC” no domingo

No Domingo, 04/11; estará acontecendo pela primeira vez em Matão o Festival Esportivo “Amigos do Ibec FC, com a participação de 8 equipes da cidade e região.

O evento é uma criação conjunta do Ibec FC, do Sêrgio Sàbará e da Secretaria de Esportes.
Com início previsto para 8h30, todas as partidas serão realizadas no Estádio Municipal Domingos Schiavetto, na Fazenda Josefina.


Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto Negritude 25 Anos

Na semana da Consciência Negra, o papel do negro na sociedade deve ser pensado e discutido quanto possível. Foi isso que aconteceu na manhã de sexta ,25,  na Câmara Municipal.
Com a presença do Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Marco Antônio Zito Alvarenga, representantes de lideranças negras de Matão se reuniram na sala do Presidente da Câmara de Matão, Agnaldo Navarro.
Estavam presentes representantes do poder legislativo, da área de ensino superior, ensino técnico e a imprensa para registrar mais esse marco na luta contra o racismo velado, pior tipo de racismo que possa existir.
No mês em que se comemora a Semana da Consciência Negra e os 25 anos de existência do Projeto Negritude, Matão ganhou a exposição fotográfica “Negros da Terra da Saudade”, realizada na Câmara Municipal de Matão, com imagens de representantes de 25 famílias negras feitas pelo Repórter Fotográfico Sêrgio Sàbará.
Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará(sergiosabara.blogspot.com 




domingo, 20 de novembro de 2011

Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife

Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife se apresentou no SESC de Araraquara no dia 19 de Novembro em uma apresentação memorável junto com o Maracatu são-carlense Rochedo de Ouro.
O Estrela Brilhante de Recife é uma das mais conhecidas nações de maracatu de baque virado do mundo. Atualmente seus integrantes moram em várias partes do globo.
O Mestre Walter de França como porta voz, encanta com suas toadas que retratam a realidade de sua nação.
Além dos mestres Walter e Mauricio, a apresentação contou com a presença, de Eder “O” Rocha (Recife-SP) e outros integrantes.

Reportagem:Sêrgio Sàbará -
www.sergiosabara.blogspot.com


Dia da Consciência Negra em Matão

No dia 20 de Novembro, que o país comemorou o Dia da Consciência Negra, Matão através do Projeto Negritude, que comemora 25 anos de existência, representantes da comunidade Negra Matonense através da família Martins e Quintino e do Governo do Estado de São Paulo plantaram árvores onde está se formando uma linda mata onde o Córrego Águas do Tobias é canalizado entre o Jardim Morumbi e  o Jardim Santa Rosa.
O tempo passa rápido e as mudanças nas cabeças dos homens acontecem muito lentamente, sempre na sua maioria cheia de preconceitos religiosos.
É sempre bom lembrar que a história do Negro, principalmente o brasileiro terá que ser recontada nas escolas.
O que ainda se fala sobre os negros nas escolas está longe da realidade que a verdadeira história exige.
Chegou a hora de se contar a verdade para que todos saibam o que realmente aconteceu no período escravista e depois dele onde os reflexos são sentidos até hoje.
Passados mais de 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares o que se observa ainda é que políticos e religiosos ainda usam os negros para seus anseios de poder e depois os descartam como o papel usado para fazer a campanha em alguns casos que presenciamos.
É preciso estarmos atentos e sabermos que nosso voto vale mais que um copo de cerveja ou de pinga e que necessitamos de algo mais que o SUS para atender nossos doentes que são muitos.
Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará - www.sergiosabara.blogspot.com

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Chuva e lixo

Mesmo com muita chuva, o lixo não acaba no leito do Rio São Lourenço, jogado com certeza pelo Povo Porcão.
O dia de hoje será
de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.Observando a quantidade de lixo que desce rio abaixo, notamos que mesmo com tantas campanhas na defesa do Rio São Lourenço, aconteceu poucas mudanças no comportamento da população e de algumas empresas.
Bastou algumas horas de chuva para toda esperança de uma cidade melhor e um rio menos poluído ir rio abaixo.

Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbara(http://www.sergiosabara.blogspot.com/)



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fogo em automóvel na Avenida Padre Nelson A. Romão

No final da tarde de Segunda-feira, 14 de Novembro um automóvel pegou fogo na Avenida Padre Nelson, em Matão, no centro de Matão.
A Guarnição do Corpo de Bombeiros agiu rápido impedindo que o fogo se alastrasse em todo o veículo.
Por causa do ocorrido e dos curiosos a avenida ficou com trânsito lento.
Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará(sergiosabara.blogspot.com)


Tentou roubar loja e foi para cadeia

Quase ao amanhecer deste feriado a Polícia Militar conseguiu prender um bandido que arrombou e invadiu a loja Casas Pernambucanas de Matão.
Um deles, Vladimir, de 26 anos, foi preso em flagrante e o outro conseguiu fugir. Ao ser preso Vladimir tentou sem êxito atacar o Sargento Isac e os soldados Rodrigues e Lobo.
Geralmente é próximo do amanhecer que os alarmes tocam com mais freqüência no centro de Matão.
A bandidagem aproveita a saída dos guardas noturnos, que tem evitado muitos assaltos na região central de Matão para agirem.
Vladimir informou em depoimento que ele e seus dois companheiros estavam em um carro prata e vieram de Ribeirão Preto, de onde são naturais.
Eles retiraram e não levaram da loja vários Notebooks, 4 Toca CDs automotivos, 1 DVD automotivo, 13 câmeras digitais de várias marcas, 1 câmera filmadora Samsung, 6 camisas pólo, 8 cuecas e 1 porta retrato digital.
Com os suspeitos ainda foram encontrados 2 walk talks  da Motorola.
Vladimir foi preso em flagrante por furto tentado qualificado e foi encaminhado para a Cadeia Pública de São Carlos.
Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará (sergiosabara.blogspot.com)

domingo, 13 de novembro de 2011

Chuva e muito lixo no Rio São Lourenço

É só chover, como está chovendo nos últimos dias que podemos perceber que o Povo Porcão continua seu ataque indiscriminado ao Rio São Lourenço.
A população, que paga caro pela limpeza urbana deveria evitar jogar o lixo fora do lixo, principalmente nos córregos e Rio São Lourenço, como mostra a foto, tirada na ponte da antiga pedreira.
Não adianta reclamar e depois jogar o lixo em qualquer lugar ou dirigir até mais de 10 quilômetros para jogar o lixo em nascentes ou estradas vicinais.
O acidente ocorrido na última semana, onde morreram peixes no Rio São Lourenço, após o derramamento de substâncias tóxicas, reforça a teoria de que não adianta mais fazer escondido que o povo e a imprensa descobrem.
A população de um modo geral precisa cuidar melhor do Rio São Lourenço e seus afluentes que são essenciais para a agricultura e para a vida do planeta.

Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará (sergiosabara.blogspot.com)

Primeiro Fórum Municipal de Orientação e Prevenção às Drogas

O Fórum, realizado no último dia 04, serviu de alerta para a situação dos usuários de drogas no país como um todo e, em especial Matão e região.
Na foto podemos observar nossa linda juventude, após consumir algum tipo de droga jogada pelas ruas da Terra da Saudade em uma manhã de domingo.
A platéia que lotou o Anfiteatro Adriana Manzi foi composta por
dirigentes de entidades sociais de nossa comunidade e profissionais do poder público que serão os multiplicadores na luta contra as drogas.

Os presentes no encontro tiveram uma extraordinária experiência de conhecimento e informações trazidas pelos palestrantes, o Psicólogo Valci Silva e Maria Lúcia da entidade Amor Exigente.
O Secretário Cidinho, da Secretaria de Assistência e Bem Estar Social de Matão informou que o próximo passo será a constituição do COMAD – Conselho Municipal Anti-Drogas de Matão, cujo projeto de lei foi encaminhado pelo Prefeito Adauto à Câmara Municipal e aprovado com urgência na última sessão ordinária do dia 07.
Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará(sergiosabara.blogspot.com)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Exposição Fotográfica Negros da Terra da Saudade

Exposição Fotográfica Negros da Terra da Saudade, com  25 imagens de Sêrgio Sàbará em comemoração aos 25 anos de criação do Projeto Negritude,fica no Espaço Cultural Maria José Bozelli Ciarlo, na Câmara Municipal até o final de Novembro.
A realização é do Departamento de Cultura e o Projeto Negritude, com visitação das 9 às 17h.
No mês que se comemora Zumbi dos Palmares e sua luta por liberdade, Sêrgio Sàbará homenageia a comunidade negra matonense com imagens dos seus representantes.
Que todos os negros se sintam homenageados nas 25 imagens.
Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará(sergiosabara.blogspot.com)

A lua e seus encantos

Na manhã desta Sexta-feira (11) a lua mostrou sua força e beleza no céu, entre nuvens na cidade de Matão.
Pela fotos pode-se notar que o desenho no céu mais parecia uma obra de arte feita pelo criador para acalmar a pressa dos homens no início do feriado prolongado.
Se você gosta de belas imagens, procure olhar para o céu e apreciar o lindo luar que diariamente pode-se observar.
Reportagem e fotos:Sêrgio Sàbará (sergiosabara.blogspot.com)

Tuiuiú em Matão

Na ensolarada tarde de Terça-Feira (08) nossa equipe de reportagem encontrou pelo caminho um Tuiuiú, que tranquilamente saboreava um peixe.
Quem vai ao Distrito de São Lourenço do Turvo pela Estrada Boiadeira pode avistá-los nas margens do rio ou de algum dos seus afluentes.
Mesmo com todo descaso de uma parte da população com o Rio São Lourenço, ele se renova e oferece alimento para homens e animais.
E você, que tem feito para a preservação dos nossos córregos e rios?

Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

“POEMAS E CANÇÕES LÁ NO PÉ DA”

Ouvir Cornélio Pires em plena Terça-feira é privilégio de poucos sortudos como aconteceu no Anfiteatro Adriana Manzi com o espetáculo “Poemas e Canções Lá no Pé da Serra”, baseado nos poemas do maior poeta Paulista.

A peça teatral retrata através de poemas e canções, “causos” da vida simples dos personagens.

O Grupo Pauta e Poesia foi o responsável pela encenação, com textos e direção de Anamaria Barreto e Edison Simão, direção musical de Gustavo Simão e figurinos de Daniel Ortega.

O público que compareceu conferiu um repertório musical bem conhecido, com músicas como “Lá no pé da Serra”, “No Rancho Fundo” e “Moreninha” entre outras muitas pérolas do cancioneiro popular brasileiro.

Cornélio Pires - Biografia

Iniciou a sua carreira viajando pelas cidades do interior do estado de São Paulo e outros, como humorista caipira.

Em 1910, Cornélio Pires, apresentou no Colégio Mackenzie hoje Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, um espetáculo que reuniu catireiros, cururueiros, e duplas de cantadores do interior.

O Colégio Mackenzie foi fundado e sempre mantido pela Igreja Presbiteriana, à qual Cornélio Pires pertencia.

Ambicionando cursar a Faculdade de Farmácia, deslocou-se de Tietê para a cidade de São Paulo, a fim de prestar concurso de admissão.

Não tendo obtido sucesso em seu intento, conseguiu empregar-se na redação do jornal O Comércio de São Paulo. Posteriormente trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo, onde desempenhou a função de revisor. A partir de 1914, passou a trabalhar no periódico O Pirralho.

Foi autor de mais de vinte livros, nos quais procurou registrar o vocabulário, as músicas, os termos e expressões usadas pelos caipiras.

No livro "Conversas ao Pé do Fogo", Cornélio Pires faz uma descrição detalhada dos diversos tipos de caipiras e, ainda no mesmo livro, ele publica o seu "Dicionário do Caipira".

Na obra "Sambas e Cateretês" recolhe inúmeras letras de composições populares, muitas das quais hoje teriam caído no esquecimento se não tivessem sido registradas nesse livro.

A importância de sua pesquisa começa a ser reconhecida nos meios acadêmicos no uso e nas citações que de sua obra faz Antonio Candido, professor na Universidade de São Paulo, o nosso maior estudioso da sociedade e da cultura caipira, especialmente no livro Os Parceiros do Rio Bonito.

Foi o primeiro a conseguir que a indústria fonográfica brasileira lançasse, em 1928, em discos de 78 Rpm, a música caipira.

Segundo José de Souza Martins, Cornélio Pires foi o criador da música sertaneja, mediante a adaptação da música caipira ao formato fonográfico e à natureza do espetáculo circense, já que a música caipira é originalmente música litúrgica do catolicismo popular, presente nas folias do Divino, no cateretê e na catira (dança ritual indígena, durante muito tempo vedada às mulheres, catolicizada no século XVI pelos padres jesuítas), no cururu (dança indígena que os missionários transformaram na dança de Santa Cruz, ainda hoje dançada no terreiro da igreja da Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, por descendentes dos antigos índios aldeados, nos primeiros dias de maio, na Festa da Santa Cruz, a mais caipira das festas rurais de São Paulo).

A criação de Cornélio Pires permitiu à nascente música caipira comercial, que chegou aos discos 78rpm libertar-se da antiga música caipira original, ganhar vida própria e diversificar seu estilo. Atualmente a música caipira é chamada de música raiz para se diferenciar da música sertaneja.

A música caipira dos discos 78rpm nasce, no final da década de 1920, como o último episódio de afirmação de uma identidade paulista após a abolição da escravatura, em 1888, que teve seu primeiro grande episódio na pintura, especialmente a do piracicabano Almeida Júnior, expressa em obras como "Caipira picando fumo", "Amolação interrompida", dentre outras.

A ironia e a crítica social da música sertaneja originalmente proposta por Cornélio Pires, situa-se na formação do nosso pensamento conservador, que se difundiu como crítica da modernidade urbana.

O melhor exemplo disso é a "Moda do bonde camarão", uma das primeiras músicas sertanejas e uma ferina ironia sobre o mundo moderno.

Após encerrar a sua carreira jornalística, Cornélio Pires organizou o "Teatro Ambulante Cornélio Pires", viajando com o mesmo de cidade em cidade, aplaudido por onde passava.

Cornélio Pires é primo dos escritores Elsie Lessa, Orígenes Lessa, Ivan Lessa, Juliana Foster e Sergio Pinheiro Lopes.

Cornélio Pires e o espiritismo

Cornélio Pires pertencia a uma extensa família de presbiterianos e, na juventude, frequentava as reuniões da igreja com os seus familiares.

Durante as suas viagens pelo interior do país, teve contato com vários fenômenos mediúnicos, particularmente algumas comunicações do espírito Emílio de Menezes, que muito o impressionaram.

A partir de então passou a estudar as obras espíritas principalmente as de Allan Kardec, Léon Denis, Albert de Rochas e alguns livros psicografados pelo então jovem médium Francisco Cândido Xavier.

A partir de então dedicou-se ao Espiritismo, com particular interesse pelos fenômenos de efeitos físicos.

Nos anos de 1944 a 1947 escreveu os livros "Coisas do outro mundo" e "Onde estás, ó Morte?", tendo falecido quando se dedicava à redação da obra "Coletânea Espírita".

Pouco antes de falecer, retornou à sua cidade natal, onde adquiriu uma chácara, tendo fundado a instituição Granja de Jesus, um lar para crianças desamparadas, que não teve a oportunidade de ver implantado.


Cavalgada para Nossa Senhora 2011

Comitivas de cavaleiros e amazonas de Matão e região lotarão ruas e avenidas da cidade para homenagear Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.


A cavalgada, que esta em sua 76ª edição, foi um dos eventos que comemoraram o Dia da Padroeira do Brasil.