quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Buraco perigoso na Via Vicente Barbosa da Silva


No bairro de Toriba, na Via Vicente Barbosa da Silva, entre o Distrito Industrial Adolfo Baldan e o Parque Industrial Toriba um buraco está causando sérios problemas aos muitos motoristas e seus veículos que usam esta via.

No período noturno o perigo aumenta podendo acontecer até um sério acidente entre os muitos carros, caminhões, motos, bicicletas e até charretes que transitam pela via. Os pedestres que usam os acostamentos devem ficar atentos.

Até a tarde de quarta-feira, 20, somente este buraco era avistado na Via Vicente Barbosa da Silva e muitos outros na Rua Cypriano Ferreira, que fica no mesmo bairro.




Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Companhia de Reis Padre Marcos Pião


A Companhia de Reis Padre Marcos Pião, que antes da tragédia era Companhia de Reis “Amigos da Viola”, encerrou suas visitas, iniciadas no dia de Natal, com um saboroso jantar no Rancho 3 Ramos, assentamento 3, Município de Araraquara. Antes, aconteceu à saída da Bandeira, que foi acompanhada de uma carreata até o rancho. Mais uma vez a chuva não deu trégua, deixando o caminho cheio de poças e muito barro para todos.
Diariamente a companhia visitava, com muita música, alegria e religiosidade aproximadamente 10 residências, terminando bem tarde.
No dia 05/01, a Companhia de Reis Padre Marcos Pião, se apresentou na igreja matriz de Matão, infelizmente na última missa das 7, rezada pelo saudoso Padre Marcos Pião, que ficará marcada por muitos dos presentes.
Ele, um admirador das Companhias de Folia de Reis, nessa missa, ao final se juntou aos tocadores e cantadores para cantar e encantar os presentes.
É sempre bom salientar que em cada casa era uma emoção diferente.
E, mais uma vez o Sítio 3 Ramos, do João Ramos canalizou todas as emoções, principalmente durante a chegada da Bandeira e a reza do terço.
Apesar da tragédia que deu novo nome para companhia, tudo correu dentro do previsto pelos organizadores que agradecem aos que receberam a bandeira.

Um pouco de História
As Companhias de Reis possuem, sem dúvida, um caráter rural. 
Até hoje em alguns lugares do interior do Brasil o trajeto é realizado a pé. Como o percurso era mais demorado, os foliões eram recebidos em casas pelo caminho, para comerem e dormirem, iniciando a jornada no dia seguinte. 
A data variava de 25 de dezembro a 6 de janeiro que é considerado o dia dos Santos Reis. 
O objetivo era atender a todos aqueles que fizeram suas promessas, que incluía a proteção aos animais, à lavoura e saúde para os filhos que estavam prestes a nascer. 
Com o avanço da industrialização, os foliões de Matão e região vieram para a zona urbana, tornando-se trabalhadores assalariados. A tradição, entretanto, veio com esses homens da zona rural até a cidade. 
Atualmente, na Folia de Reis ocorreram adaptações: uma delas é que as mulheres também podem participar como foliãs, tocando ou cantando. Sem sombra de dúvidas uma grande evolução.

Agradecimentos especiais aos vereadores:China Calabrês, Dr. Luiz Cerqueira e José Amarante pela colaboração.
Agradecimentos especiais também para Clínica Veterinária Lilicão.











 




















Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Aniversário de 9 anos da Laura Silva


No domingo, 16, aconteceu mais uma bela festa de aniversário da Laura Silva, filha do César e da Sueli.

As Monster High deram o charme especial na decoração que ficou belíssima.

O
Pula-pula, com a turminha legal que estava lá não ficou parado um só minuto.

Outro fator importante na festa da Laurinha foi à presença da sua bisavó dona Geni. 

Agora, é só esperar o próximo ano para mais uma festa de aniversário legal da Laura Silva.
















Reportagem:
Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com
Fotos: Rosimeire Paschoalini

Os personagens do carnaval


Os carnavais passam e os personagens se eternizam.
E como acontece em várias cidades do Brasil, no carnaval homem vira mulher e mulher vira homem, como é o caso de  alguns integrantes do bloco Rabo de Galo, que faz muito tempo que desfila pelas ruas e avenidas da cidade de Matão com homens vestidos de mulher. É uma das maiores concentração de personagens por metro quadrado da cidade.
Em outros locais, como é o caso das escolas de samba, os personagens se multiplicam, criando um colorido fantástico.
É importante salientar que sem eles o carnaval em muitas cidades não existiria.
Agora é só esperar o próximo ano para revermos antigos e novos personagens que fazem do carnaval uma das festas culturais mais bonitas do mundo.
Agradecimentos especiais aos vereadores: Dr. Luiz Cerqueira, China Calabrês e José Amarante.

























Reportagem e fotos: Sêrgio Sàbará – sergiosabara.blogspot.com